CANTOS PARA A MISSA ALUSIVA AO MARTIRIO DE SÃO JOÃO BATISTA-29/8/2013 (Cifras e Músicas)

26 ago
1. Entrada: HINO A SÃO JOÃO BATISTA (UM DIA LÁ NA JUDEIA)
2. Salmo Responsorial 70 (71): MINHA BOCA ANUNCIARÁ VOSSA JUSTIÇA
3. Aclamação: ALELUIA, FELIZES O QUE SÃO PERSEGUIDOS
4. Oferendas: TEU SOU
5. Comunhão: SE CALAREM A VOZ DOS PROFETAS
6. Final: HOUVE UM HOMEM ENVIADO POR DEUS
 
==============================================================================
 
1. Entrada: HINO A SÃO JOÃO BATISTA (UM DIA LÁ NA JUDEIA)
 
Tom: D
                
       D           A7                       D
Um dia, lá na Judéia/ Um homem chamado João/
   G         A7      D                       A7        D
Clamava no deserto/ Que era urgente a conversão. (Bis).
             A7                  D
Viva João Batista/ Viva o precursor/
    G         A7         D          A7          D
Porque João Batista anunciou o Salvador. (Bis).
    D                  A7                              D
João denunciava os crimes/ A todos: ao rei e ao plebeu/
     G         A7               D             A7       D
Dizendo que o Messias/ Traz justiça ao Reino seu. (Bis).
      D               A7                       D
O rosto de João ardia/ A sua palavra era espada/
   G     A7    D            A7               D
Mudai de vida, todos/ Preparai de Deus a estrada. (Bis).
       D                A7                   D
Às margens do rio Jordão/ João batizava o povo/
 G         A7     D                      A7          D
Dizendo que Deus iria/ Instaurar um Reino novo! (Bis)
 
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO:
 
2. Salmo Responsorial 70 (71): MINHA BOCA ANUNCIARÁ VOSSA JUSTIÇA
 
1.Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor:
que eu não seja envergonhado para sempre!
Porque sois justo, defendei-me e libertai-me!
Escutai a minha voz, vinde salvar-me!
 
2.Sede uma rocha protetora para mim,
um abrigo bem seguro que me salve!
Porque sois a minha força e meu amparo,
o meu refúgio, proteção e segurança!
Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio. 3.Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,
em vós confio desde a minha juventude!
Sois meu apoio desde antes que eu nascesse,
desde o seio maternal, o meu amparo.

4.Minha boca anunciará todos os dias
vossa justiça e vossas graças incontáveis.
Vós me ensinastes desde a minha juventude,
e até hoje canto as vossas maravilhas.

 
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO:
 
3. Aclamação: ALELUIA, FELIZES OS QUE SÃO PERSEGUIDOS
 
Aleluia,  aleluia,  aleluia, aleluia.
 
Felizes os que são perseguidos
Por causa da justiça do Senhor,
Porque o reino dos céus há de ser deles!
 
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO:
 
4. Oferendas: TEU SOU
 
Tom: D
                
   D         F#        Bm    A7
1.Eu não sou nada e do pó nasci
 D        B7        Em         A7
mas tu me amas e morreste por mim
   D       F#        Bm         A7
diante da cruz   só posso exclamar
     D    B7          Em     A7
teu sou          teu sou
 
                 D        D7
Toma as minhas mãos,  te peço,
            G         Gm
 Toma meus lábios, te amo,
              D        Bm
Toma a minha vida,  oh pai,
     Em   A7         D   Bm        Em   A7        D
Teu sou,        teu sou,       teu sou,      teu sou.
 
   D          F#      Bm            A7
2.Quando de joelhos te olho   oh Jesus
 D            B7            Em    A7
vejo tua grandeza e a minha pequenez
  D        F#        Bm      A7
Que posso dar-te eu? Só meu ser
     D    B7         Em     A7
teu sou         teu sou
 
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO:
 
5. Comunhão: SE CALAREM A VOZ DOS PROFETAS
 
Tom: C
                
       C               Em           F       G
Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão
        C               Em            F           G
Se fecharem os poucos caminhos, mil trilhas nascerão
 
       C                Em               F                 Fm
Muito tempo não dura a verdade, nestas margens estreitas demais
       C        Am         Dm        G7    C       C7
Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais
    F                  G7
É Jesus esse pão de igualdade
   C          Em       Am
Viemos pra comungar
            Dm                    G7  C           F       C    C7
Com a luta sofrida do povo que quer ter voz, ter vez, lugar
   F                      G7
Comungar é tornar-se um perigo
   C          Em       Am
Viemos pra incomodar
            Dm             G7          C    F      C
Com a fé e união nossos passos um dia vão chegar
 
       C              Em           F              G
O Espírito é vento incessante, que nada há de prender
       C           Em             F            G
Ele sopra até no absurdo, que a gente não quer ver
 
        C                     Em        F        G
No banquete da festa de uns poucos, só rico se sentou
            C                 Em        F            G
Nosso Deus fica ao lado dos pobres, colhendo o que sobrou
 
    C                  Em       F         G        C                 Em     F         G
O poder tem raízes na areia, o tempo faz cair. União é a rocha que o povo usou pra construir…
     C                Em     F          G          C                 Em         F       G
Toda luta verá o seu dia nascer da escuridão. Ensaiamos a festa e a alegria, fazendo comunhão…
 
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO:
 
6. Final: HOUVE UM HOMEM ENVIADO POR DEUS
(Letra: D. R. /Música: Fr. J. ª Fontanella/Arr. José Acácio Santana)
 
 
                             G                     E7              A-                   C                 D7                G
     Houve um homem enviado por Deus/ Para ser testemunho da luz/
                       G                  G7                C                        G                      D7           G
     João Batista, uma voz no deserto/ Anunciando o Messias Jesus.
 
              D                             E-                          A-      A/C#   D       B7                        E-
1- Bendito o Deus de Israel/ Que a seu povo visitou/ E deu-nos libertação/
        A7                           D          C                         D                 A                 D
Enviando um Salvador/ Da casa do rei Davi/ Seu ungido servidor.
 
               D                              E-                            A-          A/C#        D           B7                               E-
2- Cumpriu a voz dos profetas/ Desde os tempos mais antigos/ Quis libertar o seu povo/
            A7                D                   C                           D                          A                   D
Do poder dos inimigos/ Lembrando-se da aliança/ De Abraão e dos antigos.
 
        D                                    E-                      A-      A/C#    D                 B7                         E-
3- Fez a seu povo a promessa/ De viver na liberdade/ Sem medo e sem pavores/
                A7                          D             C                            D                 A                   D
Dos que agem com maldade/ E sempre a ele servir/ Na justiça e santidade.
 
            D                         E-                A-    A/C#      D              B7                          E-
4- Menino, serás profeta/ Do Altíssimo Senhor/ Pra ir à frente aplainando/
           A7                         D         C                               D                 A                 D
Os caminhos do Senhor/ Anunciando o perdão/ A um povo pecador.
 
          D                          E-                         A-   A/C#  D          B7                           E-
5- É ele o Sol do Oriente/ Que nos veio visitar/ Da morte, da escuridão/
            A7                 D                          C                D                     A                        D
Vem a todos libertar/ A nós, seu povo reunido/ Para a paz faz caminhar.
 
            D                                E-                     A-      A/C#             D       B7                                    E-
6- Ao nosso Pai demos glória/ E a Jesus louvor, também/ Louvor e glória, igualmente/
          A7                 D                C                                 D                         A                              D
Ao Espírito que vem/ Que nosso louvor se estenda/ Hoje, agora e sempre amém.
 
VEJA ESTE CANTO EM VIDEO:
 
